sexta-feira, 14 de março de 2008

Até Freud...

Arte de Mônica Facó

Não é segredo pra ninguém que eu sou apaixonada pela psicanálise e aspiro entender os determinismos e complexos do nosso velhinho charmoso Sigmund e suas teorias que para mim, tudo tem de coerente.
Qual não foi minha surpresa, por saber da sua tradição médica e positivista, me deparar com um trecho dele, que de psicanalítico não tem nada, mas que vislumbrava a arte e o artista dizendo que estes são os verdadeiros conhecedores da alma humana, e não a ciência e suas formulações.

Eis o trecho:

Poetas e romancistas são nossos preciosos aliados,
e seu testemunho deve ser altamente estimado,
pois eles conhecem muitas coisas entre o céu e a terra,
com que nossa sabedoria escolar não poderia ainda sonhar.
Nossos mestres conhecem a psique, porque se abeberaram
em fontes que nós, homens comuns, ainda não tonamos acessíveis à ciência.
Freud ( O delírio e os sonhos na Gradiva de Jensen, 1906)

Por isso que eu digo: Ler Freud é sempre uma surpresa !

Nenhum comentário: