quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Os pequeninos.

Se existe algo que me dá paixão e traz sentido na minha vida é o fato de lecionar.
Professora de periferia, período noturno, pré adolescentes. Não trocaria aqueles olhinhos brilhante por nenhuma escola particular do mundo.
Quase toda noite sou contemplada com um presente, daqueles além dos embrulhos. Me comove como crianças tão marcadas pela violência e perdas organizam uma festinha de aniversário com bolo e guaraná para um coleguinha, que não terá uma festa em casa. Me comove quando descobrem o quanto são talentosos e capazes, quando antes só afirmavam: - Não consigo dona, sou burro( a) , não vou ser nada na vida! - repetindo o que sempre ouviram em casa. Me comove sair da escola tarde da noite e ter no portão ex alunos de bicicletinha me contando onde estão trabalhando e o que estão estudando na escola nova. Me comove levar meus alunos no teatro domingo a tarde e encontrar outros adolescentes da comunidade me esperando, pedindo um ingresso para nos acompanhar no passeio.
São lições que eu trago comigo para sempre e me enchem de vontade de continuar, quando o desânimo me pede para parar. São lições que trazem sentido à nossa vida patética e ridícula, dadas por pequenos de catorze anos, sobreviventes. Eles são meus professores.

Um comentário:

Diogo disse...

Sei exatamento o que vc diz...